Frente fria avança pelo estado e muda as temperaturas
- diariodeitatiaia
- 6 de out.
- 1 min de leitura

Uma nova frente fria avança pelo litoral do Rio de Janeiro a partir desta terça-feira (7), provocando aumento de nebulosidade desde a madrugada e podendo trazer ventos intensos em diversas regiões. De acordo com a análise meteorológica, há possibilidade de rajadas entre 40 e 60 km/h em pontos isolados, especialmente nas áreas mais expostas.
O sistema deve causar instabilidade atmosférica, com risco condicional de tempestades — ou seja, a ocorrência de chuva forte e trovoadas depende de fatores específicos de instabilidade. Caso se confirmem, as tempestades serão breves e isoladas, com curta duração.
As regiões com maior probabilidade de chuva intensa são a Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Região Serrana, Centro, Norte e Noroeste Fluminense. Já no Sul Fluminense, o cenário é mais incerto: a previsão indica pancadas de chuva fraca a moderada a partir da manhã, com risco reduzido de tempestades, mais restrito ao período da tarde.
O principal alerta está voltado para os ventos fortes, que podem causar transtornos pontuais e exigem atenção redobrada, sobretudo em áreas abertas e próximas ao litoral.
A partir de quarta-feira (8), a frente fria dá lugar à chegada de uma massa de ar polar, responsável por um novo aumento da nebulosidade e temperaturas mais baixas em todo o estado. Entre quarta e sexta-feira (8 a 10), há previsão de chuvas fracas e passageiras, com possibilidade de alguns pontos de chuva moderada na Costa Sul Fluminense, Região Serrana e Metropolitana.
O sistema é classificado como pós-frontal, e marca o ingresso de uma nova massa de ar frio que deve manter o tempo mais fechado e as temperaturas amenas nos próximos dias.
Fonte: Monitoramento Climático Fluminense
.png)






















Comentários