Montanhista de Itamonte alcança o 20º cume acima de 6 mil metros nos Andes
- diariodeitatiaia
- 11 de nov.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
O montanhista Alan Lima, de 23 anos, natural de Itamonte, no Sul de Minas Gerais, alcançou o cume do Vulcão Palpana, a 6.023 metros de altitude, na Cordilheira dos Andes. A conquista marca sua 20ª montanha acima dos 6 mil metros, um feito expressivo para quem começou na alta montanha há apenas dois anos e meio.
Na próxima semana, Alan pretende seguir para um novo desafio: o Vulcão Pular, de 6.233 metros. “Mais do que números, cada cume representa coragem, persistência e amor pela montanha. Os Andes me ensinam todos os dias que o limite não está na montanha, e sim dentro da gente”, afirmou o jovem.
Em 2024, Alan se tornou o brasileiro mais jovem a integrar o Clube dos 6.000 metros, grupo formado por montanhistas que já escalaram mais de dez montanhas acima dessa altitude. Atualmente, ele também é o brasileiro mais jovem com o maior número de cumes acima de 6 mil metros.
Residente em San Pedro de Atacama, no Chile, Alan vive cercado pelas montanhas que inspiram seu grande projeto: escalar todas as montanhas acima de 6.000 metros da Cordilheira dos Andes.
Sem patrocínios fixos, o jovem conta com o apoio da agência Pukarumitravels e do atleta @menezes.filho99, além de muita dedicação e paixão pelo que faz. “Parece loucura pensar que comecei há tão pouco tempo e hoje já carrego tantas histórias, ventos gelados e sonhos realizados nas alturas”, contou.
.png)






















Comentários